Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O aborto no Brasil em dados

Que o aborto existe todo mundo sabe. Mas qual o perfil das mulheres que o pratica? Quantos abortos são realizados por ano? Quantas mulheres morrem? Quantas sofrem complicações oriundas da prática ilegal?
Segundo dados do Ministério da Saúde, o aborto contribui com 15% da mortalidade materna no país e é a quarta causa de morte materna, ocasionando 3,4 mortes de mulheres a cada 100 mil nascidos vivos. Em 2009, foram realizadas 183,6 mil curetagens – procedimento realizado após aborto espontâneo ou provocado para limpar o útero – no Sistema Único de Saúde. Dentro das razões previstas em lei, foram realizados 1.850 abortos.
Nos últimos 20 anos
As mulheres que optam pelo aborto provocado têm entre 20 e 29 anos, vivem uma união estável, estudaram até oito anos, são trabalhadoras, católicas, com pelo menos um filho e usuárias de métodos contraceptivoscomo mostra relatório coordenado por Debora Dinis e Marilena Corrêa, intitulado 20 Anos de Pesquisas Sobre Aborto no Brasil, financiada pelo Ministério da Saúde, que sistematizou 20 anos de publicações sobre o tema do aborto no país.
Na adolescência, as meninas que praticaram aborto, de acordo com o relatório, estão entre 17 e 19 anos, dependem financeiramente dos pais ou do companheiro, vivem um relacionamento conjugal estabelecido e não planejaram a gravidez. Nos dois grupos, o método mais utilizado para o aborto foi remédio.
No Brasil atual
Pela primeira vez utilizando a coleta direta de dados, a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília e pela Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, chegou a alguns resultados que mostram a situação do aborto no Brasil em 2010.
Uma em cada sete brasileiras entre 18 e 39 anos já abortou. Cerca de 80% delas têm religião, 64% são casadas e 81% são mães. Estima-se que 5,3 milhões já tenham se submetido a algum procedimento abortivo. Dessas mulheres, 55% das mulheres são internadas logo após o aborto.

    7 comentários:

    Servo Raimundo Sousa(Obr.) disse...

    Parabéns !!!!!!!!

    http://servoraimundosousa.blogspot.com/2011/12/lista-dos-vencedores-de-melhores-blogs.html

    Pr. Ivan Pereira disse...

    Parabéns pelo belíssimo trabalho e que Deus lhe abençoe cada vez mais, estou seguindo seu blog, e caso queira mim ajudar segundo meu blog ficarei muito honrado, e conte sempre com meus comentários e visita. Abraços Pr. Ivan. http://www.privan.com.br/

    Jesus te ama! disse...

    Parabéns pelo seu trabalho por aqui que maravilha!!!conheci teu blog através da Patricia e gostei do teu blog!estou seguindo, voltarei sempre que possível. abraço diana.

    siça ramos disse...

    Ola flor tudo bem, conhecendo o seu cantinho e te convido,
    da uma passadinha no meu,
    fique a vontade viu!!*-*

    Beijokas*-*
    http://sirlangela.blogspot.com/2011/12/sorteio-estilo-proprio-renataa-pure.html

    CeliArte disse...

    ola amiga faço parte do blogueiras unidas e hoje venho visitar seu cantinho parabens esta muito lindo ,ja estou de seguindo e te aguardo no meu cantinho se vc poder me seguir tb te agradeço http://www.atelieceliaarte.blogspot.com/ bjs

    maria goulart disse...

    Olá Bruna,te confesso que nao consegui ver o as outras postagens sobre aborto, pois as cenas são muito fortes, principalmente para quem é mãe, eu sou totalmente contra, independente da situação, ninguém alem de "Deus" tem direito de tirar uma vida.
    sou blogueira unida e meu numero de identificação é o 1076, se possivel da uma passadinha no meu blog.
    Beijos Maria Goulart

    ஜ♥Patricia♥ஜ disse...

    É muita coisa esses dados, infelizmente quem não pensa a criança padece, lamentável.

    Postar um comentário